quinta-feira, 19 de abril de 2007

Capítulo 6: Quem precisa de calmaria? É temporal toda hora...

Obs: Acabei não indo pra festa porque quero dormir cedo, não to afim de me intoxicar com bebida e não to afim de dormir 5 horas da madrugada e acabar com meu sono e humor novamente... Mas o principal, não to afim de ir, porque certamene fumaria, pois hoje estou meio fragilizado quanto a questão do fumar ou não fumar.

Obs2: "Quando as pessoas tentam parar de fumar ou ficam sem o cigarro por um período de tempo prolongado, pode ocorrrer a Síndrome de Abstinência caracterizada por dor de cabeça, nervosismo, ansiedade forte, tremor, sodorese, alteração do sono, tristeza, impaciência, irritabilidade e até depressão. Esses sintomas ocorrem pela falta de NICOTINA no organismo. Eles podem ser diminuídos ou evitados se você tiver ajuda especializada. A dependência física leva de 3 a 4 semanas para ser eliminada." Quer dizer então que eu vou sofrer por 1 mês? Que merda!

Obs3: Estou muito mal comigo mesmo por ter entrando nesse mundo do tabaco, do cigarro, do dor, dos dilemas. Porra! Que saco! Sempre fui saudável e nunca dei valor. Agora que vem o cigarro e tira minha saúde, eu tenho que esperar um mês, rastejando dia a dia pra reconquistar o que era meu desde o princípio?! BURRICE!!

Obs4: A bem da verdade quando eu começei a fumar eu não sabia que os riscos de ser tanta coisa ruins eram tão certos e vinham tão cedo! Também não sabia que ia ser essa barra pesada toda pra parar de fumar... POR QUANTAS VEZES EU PENSO EM APENAS APROVEITAR O PRESENTE, O MOMENTO E COLOCAR UMA BASTAO CANCERIGINO NA BOCA?!?!?!

Obs5: É eu quinto edit no post, sendo que não aguentei e criei 2 posts no mesmo dia. Eu to bem instável. Minha vontade de fumar/ não fumar variando bastante e várias vezes ao longo do dia.

Eu falei que ia ler mais sobre cigarro e o fiz. Na verdade, passei o dia de hoje inteiro nesse assunto. Estou preocupado e revoltado. Revoltado com a indústria do tabaco, revoltado com quem vende cigarro, revoltado com que vende cigarros pra menores de idade, revoltado com o amigo que te estende o cigarro... eu estou revoltado com isso tudo e muito mais! Eu revoltado com o cigarro. Estou revoltado com a dependência da nicotina que pelo que li, é a forma mais brutal de dependência. Estou revoltado com a crise de abstinência que ela causa. Estou revoltado porque fiquei dependente em muito pouco tempo. Estão tão puto que isso tudo que eu definitivamente não vou dar mais um centavo pra esse filhas-da-puta.

Estou preocupado porque a chance de voltar a fumar é muitro grande. Basta ver o exemplo com Teresa, Leumas, Claudio... Por que as pessoas ligam o foda-se tão inesperadamente e voltam a fumar? Eu to com medo disso acontecer comigo... Eu to com medo de criança.

Eu to mal. Era pra mim não ter colocado um cigarro na boca... jamais... mas poxa, eu na minha vida interia devo ter fumado o que? Uns 15 maços! E olha que to arredondando pra cima.

E olha que há algumas horas atrás eu estava realmente pensando em voltar a fumar... vai te catar! Vou dormir bem hoje e amanhã direto pra academia correr! Onde que eu fui amarrar meu cavalo? (frase da minha vó... hehe).

Que saco... abaixo seguem alguns dos danos....

Site: http://drauziovarella.ig.com.br/entrevistas/daniel_deheinzelin_1.asp

"Tão logo a pessoa começa a fumar, tem início uma reação inflamatória provocada, em primeiro lugar, pela temperatura elevada da fumaça que queima não só os pulmões, mas toda a via aérea. Prova de que isso acontece é o reflexo de tosse que acompanha as baforadas dos principiantes. Depois, os sintomas desagradáveis desaparecem e progressivamente vai aumentando o número de cigarros fumados por dia.A combustão gera partículas de oxigênio, os radicais livres, que oxidam as estruturas celulares, destruindo parte da arquitetura dos pulmões. Dizer que o cigarro faz mal para o pulmão é tratar de uma parte do problema. O cigarro danifica a via respiratória inteira, porque seu revestimento interno não suporta a toxicidade nem a alta temperatura da fumaça e começa a sofrer um processo de substituição de células. Além disso, a produção de muco aumenta muito. Por quê? Porque o muco funciona como uma capa protetora do tecido epitelial, que reveste as vias aéreas, e pode ajudar a expelir os elementos irritantes que foram inalados.Nos brônquios, a fumaça também provoca uma reação inflamatória que ocasiona sua destruição progressiva.Portanto, desde o dia em que a pessoa começa a fumar, a integridade de seu aparelho respiratório fica comprometida por duas razões: os alvéolos passam a ser agredido constantemente, o que provoca sua gradual destruição; ocorre uma mudança na composição do revestimento dos brônquios, desencadeando uma doença conhecida como bronquite."

Um coro:

Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!!
Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!!
Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!! Não quero fumar!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Tá vendo? Você está muito bem informado sobre o mal que cigarro causa, então aguente firme. Você só está vivendo os piores dias da abstinência, daqui uns 03 dias já estará mais tranquilo, pode acreditar. Também não dá para conviver com fumantes, baforando na sua cara, durante esse período né colega... É um período de reclusão de recolhimento. Quanto menos contato com fumantes, melhor. Abração!

Anônimo disse...

Coyote, te garanto que essa fase vai passar, segure firme e não volte a fumar senão você vai se sentir pior ainda do que está agora (pelo seu nível de informação não tenho dúvidas disso). É isso mesmo, é para ficar revoltado com o cinismo da indústria do tabaco que fica reforçando esse papo de que fumar é uma livre escolha para pessoas informadas e adultas... Dá uma pesquisada no Youtube em vídeos de propagandas antigas de cigarro e vê se eles não estão atrás de viciar as crianças... virou cliente já era, a gente entrega a nossa liberdade e dá muita grana para esses cínicos! Vou postar um link do Youtube la no meu "dilemas". Abração.
PS - Pensa na grana que você está economizando ai no Canadá e compra um presente legal para você ao fim de uma semana!!

Anônimo disse...

Em 7 dias a fissura diminui. Segure as pontas. Dependência é f..., não é? Ainda bem que essa porcaria não teve tempo de te fazer mal. Grande abraço, força.