domingo, 15 de abril de 2007

Capítulo 2: E a brincandeira começa

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que postaram seus comentários. Comentários são sempre bem vindos nessa jornada. Ah! E eu mudei meu templante porque o antigo estava uma porcaria pra ler. Quanto mais simples, mais legível.

A grande novidade no entanto é que meu fumômetro já está ligado. Meu último cigarro fumado foi hoje, Domingo, às 19:00, mesmo que meu Dia-D de fato só começe amanhã. De qualquer maneira, a "brincadeira" pra mim já começou.

Refleti bastante sobre fumar e não fumar esse fim de semana. Meu blog teve início sexta-feira e logo depois de ter postado o primeiro post, eu decidi que adiantaria o Dia-D pra sexta mesmo. Pois bem, fiquei de sexta-feira, a partir das 17:00 até Sábado às 22:00 sem ter muito problemas com vontade de fumar. Mas nesse sábado eu fui pra uma festa na casa de um amigo. Bebida vai, bebida vem. E acabei fumando. Nada de mais, pois eu havia decido que esse fim de semana eu iria fumar. O que me espantou, foi que o primeiro cigarro que eu traguei foi uma porcaria. Passei mal como se estivesse de ressaca. Parece que minha resistência a nicotina tinha voltado pra perto do normal. Mais depois de algumas tentativas, consegui o efeito desejado com o cigarro. Domingo foi a mesma coisa, passei mal nos primeiros cigarros. Por causa disso eu acho que minha dependência química não está forte, o que vai ser uma mão na roda pra parar de fumar. Outro fato que reforça minha opinião, é o fato de eu já ter ficado sem fumar por 3 dias sem sofrer com os sintomas de abstinência com intensidade. Portanto, sinto-me animado e esperançoso quanto ao ato de parar de fumar. Acho que vou conseguir, mas de qualquer forma, só o tempo dirá.

Outra novidade boa, é que, através de argumentos imagináveis e inimagináveis, eu consegui convencer meus amigos a pararem de fumar comigo também. Se um apoiar o outro, a tarefa vai ficar menos penosa.

De mais a mais, essa experiência (caso eu pare de fumar) vai acabar sendo muito valorosa na minha vida, pois, através dela, começei a me preocupar mais com meu corpo, com minha saúde. Com meu sono, com minha alimentação, com exercícios físico (coisas, que raramente fiz no passado). Mas o principal, é que aprendi que não devo fumar no futuro. Digo isso, porque quem sabe se eu não começaria a fumar lá na frente, quando arrumasse meu emprego? Aprendi desde já a não fumar. É aquele negócio, a gente tem que ver o que está ruim, e tentar aproveitar o que é bom, que o que eu estou fazendo.

Meu amigo me lançou a seguinte setença: " Amigo, olha a quantidade de pessoas que fumam hoje em dia, sinal que o cigarro não deve fazer tão mal quanto vocês diz". Eu fiquei com isso na cabeça por um tempo, mas depois eu disse pra ele observar a quantidade de pessoas que roubam, matam, usam drogas pesadas, e etc... e terminei dizendo que isso deveria ser uma coisa boa então.

Outra coisa: Vou ter dizer que quando eu fumei hoje, eu não me senti bem, muito pelo contrário, me senti foi mal. Acabei botando tudo na balança e acabei escolhendo continuar com minha vida, jogando bola, dormindo bem e sem ficar toda hora cansando (porque fumar cança, parece que não, mas vai parar de fumar por 1 dia pra você como seu corpo reclama de cansaço. Parece que o cigarro atrapalha seu sono e mascara o cansaço).

Se eu posso dizer alguma coisa hoje a quem está tentando parar de fumar é que você tem que mudar sua vida como um todo. Se você mudar seu hábitos fica mais fácil passar por essa trajetória. Tente viver de uma forma mais saudável, durma bem, de uma 8 a 9 horas por dia, se alimente direito, evite doces, regrigerante e comidas muito gordurosas. E o principal: Faça exercícios físicos. Ele renova seu corpo, libera endorfina e te ajuda a controlar suas emoções e te se sentir bem. E faça o que gosta de fazer. Seja ler, conversar, ver filmes. E nos primeiros dias parando de fumar, não se entupa de doces e frituras. Porque eu li em algum artigo da vida, que quando a gente para de fumar, nossa vontade de comer doces e frituras aumenta pra caramba, e se você tocar conforme a banda, a vontade de fumar aumenta também. E se você sobre-carregar seu fígado, seu humor também tende a piorar e você acaba entrando num ciclo vicioso.

Bem, é tudo o que eu tenho pra falar.
E que a força esteja comigo!
Abraços e um ótimo começo de semana.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu primeiro dia! E nada de dilemas existencias nessa hora ok?! Fique firme que você tá no caminho certo!