sexta-feira, 13 de abril de 2007

Capítulo 1: O Começo

Bem, sem fazer muita cerimônia, começo este blog hoje para me ajudar e se possível, assim espero, ajudar a outros nessa "pequena" caminhada pra parar de fumar. Antes de mais nada, antes que me perguntem, não sei porque cargas d´águas escolhi o codinome de coyote, porque nem eu que o escolhi sei, mas a parte do "negro" acredito que vocês possam "desvender". Agora que apresentações já foram feitas, vamos ao que interessa.

Eu tenho 18 anos, 3 meses pra completar queridos 19 anos e comos vocês podem perceber, eu criei o blog pra tentar parar de fumar. No fim do ano passado passei pra uma faculdade pública de direito, a UFF, de Niterói, Rio de Janeiro, onde moro. Então aproveitei o começo desse ano pra fazer um intercâmbio pro Canadá e cá estou. Até tudo bem, não acham?! Miha vida nunca foi sedentária, sempre patriquei esportes tais como jogar bola, jogar tennis ou nadar. Pois bem, até ano passado (ano de vestibular, onde tive que parar com as atividades físicas pra estudar) eu sempre ia a academia malhar e correr. Messo nessa maratona toda eu sou gordo, 80 quilos e 1.70 e alguma coisa. Em suma tinha uma vida boa, mesmo sem considerar ela boa na época, coisa de adoslence talvez. Porém, eu sempre fui muito de lua, uma hora to bem outra hora to mal. Ah! E não posso esquecer, por diversas vezes, sou pessimista. Enfim, o cara perfeito pro cigarro se instalar e ficar por um bom tempo.

Antes de falar do presente quero um pequeno flashback. Já fumei em duas "sessões" em minha vida. Uma, aos 17 anos, durante um carnaval, dentro de um período de 10 dias, fumando em média 10 cigarros por dia, sendo que por vezes eu nem chegava tragar (vai entender?!). Outra foi nas férias do ano passado, aos 18 anos, quando fumei-não-sei-quantos cigarros por dia durante 15 dias. O engreçado é que na época mais stressante que seria a mais "indicada" pra ter fumado que é a época do vestibular não fumei nenhum cigarro (vai entender?!). Mas durante toda essa trajetória, nunca fiz do cigarro um hábito e sempre fumei quanto esteja bem, por isso acredito que nesse trajeto não tenha ficado depedente, pois foram apenas duas breves "sessões" e eu parei depois numa boa, sem nem pensar: "Agora vou parar de fumar.".

Agora de volta pro presente, acho que estou viciado, pois virou hábito fumar todo dia em diversas ocasiões. E o pior eu nem sei se devo parar de fumar (vai entender?!). Tudo começou quando fiz dois amigos asiáticos que fumavam. Não demorou muito e começei a filar cigarros deles de vez em quando. Depois de alguns cigarros filados, eu decido por comprar meu própiro maço. E estou nessa a 1 mês. Vale a pena ressaltar que nos 7 dias eu fumava muito pouco, coisa de um dia fumar 2 e outro dia não fumar. Porém nos outro dias, eu fumei bastante, mas nunca passando de 12 cigarros ao dia, sempre me preocupei com minha saúde e então porque diabos estaria a fumar?!

Eu tentei parar em duas fracassas vezes, culpa indireta dos meus amigos fumantes. Na primeira, eu fiquei 1 dia e meio sem fumar, mas como continuei vendo eles todo santo dia acabei caindo no pecado. Na outra, fiquei 3 dias e meio sem fumar e cometi o mesmo erro e comprei outro maço. Bem, estou ecrevendo 2 dias após a compra desse maço. Hoje é sexta-feir e decidi marcar meu dia-D na segunda-feira. Minha tática é consertar meu corpo como um todo esse fim-de-semana, mesmo fumando. Quero voltar a dormir direito e a comer comida saudável. Vou dormir bastante esse fim-de-semana e voltar a correr, suar um pouco, eliminar toxinas etc. Enfim, preparar pra semana de fogo, porque tenho dormido mal e tarde a dias enquanto me mato comendo quantidades absurdas de frituras e acúcares. Vou ter que mudar como um todo pra poder parar.

Nessa semana de fogo, foi ficar recluso em casa sem a companhia dos meu amigos fumantes pra não cair na messa "armadilha" de novo. Vou ficar indo pra academia todo dia, vou correr, ler, ver filmes, enfim, em paz e sem cigarro. Só espero que quando reencontrá-los esteja forte o suficiente pra dizer não ao cigarro.

Agora nos dias que fiquei sem fumar me bateu um puta dilema. Eu estava a toda hora a me mutilar mentalmente, me perguntando se era mesmo bom para mim parar de fumar e seu eu devia mesmo parar. E pro meu espanto, eu nunca conseguia me responder. Por isso, eu peço que vocês me ajudem a encontrar a resposta que meu inconcientente sabe-que-sabe-mas-não-quer-ver. Nessa abstinência, eu não conseguia provar pra mim mesmo que eu queria parar de fumar e que devia fazer isso. E acaba fumando como uma marionete a obedecer ordens que deveriam ser MINHAS. Isso é horrível e depois bate uma puta ressaca moral

Eu sei que não vou conseguir praticar esportes se fumar; eu sei que meu sono, minha disposição, minha cabeça e minha memória vão acabar indo pro espaço; eu seu que fumar é uma "ótima" forma de causar infinitos cancêres; eu sei que a cada tragada trago minha própria vida. Eu sei disso e muito mais, mas ao mesmo tempo EU NÃO SEI DISSO TUDO, mesmo que a verdade esteja debaixo do meu nariz, eu sei que isso é paradoxalmente irônico. Eu também eu sei que por diversas vezes liguei o foda-se pra tudo isso e fumei, pois pensava: "Eu quero é viver bem o presente e além do mais tenhos 30 anos antes de ter problemas e talvez eu seja o cara de sorte que não vou ficar tão mal por causa de cigarro." Não preciso nem dizer que essa pensamento é podre, de uma pessoa acéfala, de um perdedor, mas saiu de mim...

Mas o que mais me irrita, é ser apenas uma marionete de um bando de filhos-da-puta que estão enriquecendo as custas da minha saúde ao produzir, distribuir e vender esses venenos. Eu estrou estragando meu intercâbio (e minha vida diga-se de passagem), que deveria ser uma experiência fantástica na minha vida, na verdade, essa experência está sendo fantasticamente triste e deplorante. Isso tudo é uma MERDA. Eu precio de ajuda. Eu quero ao mesmo parar de fumar e fumar.

Bem, escrevi mais do que esperava. Agora, rumo ao Dia-D e definitivo D, com perdão do pleonasmo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Coyote, um blog novo é sempre uma grande notícia. Vou postar algo para você daqui a pouco, pois um comment só não seria suficientel. Abração, bem-vindo.

Anônimo disse...

Coyote, bem-vindo! Eu digo sempre que parar de fumar só depende do grau do QUERER de cada um. Sem esse QUERER, de nada adianta o resto. Nada adianta remédios, balinhas, esportes, muito menos bláblábla. O fato de você ter aberto esse espaço aqui, já é meio caminho andado. Ajuda pra caramba. Boa sorte e pode contar comigo. Abraço!

Anônimo disse...

O importante você já percebeu. Pode até ser que seu grau de dependência seja pequeno agora. E acredite sempre nas coisas que você escreveu no final de seu post:
"Eu estrou estragando meu intercâbio (e minha vida diga-se de passagem), que deveria ser uma experiência fantástica na minha vida, na verdade, essa experência está sendo fantasticamente triste e deplorante."
É isso aí, seja bem vindo amigo e boa sorte!

Anônimo disse...

Coyote,
Quero que vc entenda algo que pra mim ficou muito claro: Não importa quantos cigarros vc sinta vontade de fumar, se um, dois ou 15. Tb. não importa se vc consegue ficar um, dois ou sete dias sem fumar, o que ficou pra vc foi a dependência, ou seja, infelizmente considere-se portador da tal doença, "Dependência Química." Não perca tempo em querer saber pq isso aconteceu, quem teria culpa? etc, etc.
Nesse primeiro momento, a ajuda maior está com vc, use a DETERMINAÇÃO como REMÉDIO para a doença e "ARMA" para enfrentar a "GUERRA" psicológica.

De resto, se necessário busque apoio de adesivos, psicólogos, ou não!!!
Não tenha medo de sofrer, enfrente a doença. Abstinência não mata. Câncer, enfisema sim!
Boa Sorte! Muita força e fé.
Completei um ano que parei de fumar. Obs:Fumava 03 maços por dia.
Um abraço.

Anônimo disse...

Coyote, bem vindo aos BCTs. Como já foi colocado pela Isa o que fica claro é que você já é dependente de nicotina e não tem mais controle sobre isso, pense que se continuar fumando a dependência vai ficando cada vez mais forte. Você ainda não sabe o seu nível de tolerância (é o quando cada organismo precisa de nicotina), pode ser que chegue a 1, 2 maços por dia... Eu precisava de pelo menos um maço. Além disso, cigarro no Canadá é MUITO caro, você tá perdendo saúde, gastando sua energia com uma droga escravizante que nem onda dá e perdendo a oportunidade de viver uma experiência super legal. Vou continuar fazendo um post lá no Dilema.. Abração, força e conte conosco!